SimpleTemplate for Joomla 2.5

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

 

Simple Template

(Para Joomla 2.5)

Objetivo

Bons templates e principalmente frameworks de templates para Joomla são bem complexos. Simplesmente instalar e usar é simples. Mas quando você precisa customizar aí o bicho pega e algumas vezes dá trabalho e outras nem chegamos a conseguir uma certa customização. Só para ter uma ideia do tamanho de um que tenho usado, o Yougrids chega a ter 451 arquivos (não que seja o maior, foi o único que verifiquei). Ainda que ele oferecesse uma excelente documentação, ainda assim não seria fácil de achar.

Isso me estimulou a criar meu próprio template, de forma simplificada mas atendendo a tudo que eu preciso. Então resolvi compartilhar como se faz isso. O template do meu site foi criado por mim, o resultado deste aprendizado. Ele apresenta vários recursos que eu não mostro neste, mas este daqui é a primeira etapa e para muita gente que está disposto a criar o seu próprio template acredito que estes passos sejam suficientes.

O grande objetivo aqui é o de mostrar detalhes da criação do primeiro template em Joomla, com bons recursos e principalmente simples.

Mostrarei como criar todos os principais arquivos de um template, como se cria as posições para os módulos: logo, banners, breadcrumbs, search, slider, left, content, right, news, popular e footer. Para que seja simples, o código do index.php e do css também é simples.

Para uma maior compreensão mostrarei a criação de um template em CSS puro com HTML. Suponha que um cliente te entregou uma imagem com o layout que ele deseja e pede que crie um template em Joomla. Então criamos somente para exercício o template em CSS e na segunda fase criamos o template para Joomla. Numa situação real já partimos para a criação do template para Joomla.


Projeto

É muito importante que quando for criar um template, antes de começar, você sente e esboce o layout que deseja, caso ainda não tenha um. Depois disso anote as características que deseja no template, o que realmente o cliente precisa, o que os visitantes precisam, etc. Tenha uma grande preocupação em criar uma boa estrutura para abrigar o conteúdo, geralmente formada por categorias e itens de menu. De uma forma geral preocupe-se em criar um template para um site elegante mas com navegação bem simples para todos os visitantes que pretende receber.

O CSS

O css foi dividido em dois arquivos, um contendo a formatação (cores, fontes, etc) e o outro contendo somente as posições. Isso para separar e ficar mais simples de manter. Como o código das posições está bem simples, cada uma com nome bem adequado e fácil de lembrar, isso simplifica para que facilmente possa adicionar outras posições, caso queira. Para adicionar um módulo a uma posição não vai precisar recorrer ao recurso não muito prático do Joomla (tp=1) já que os nomes são semelhantes aos respectivos módulos. A meu ver posições com nome position-0, position-1, etc dificultam o gerenciamento, obrigando a imprimir uma página contendo toda as posições com nomes e regiões. Mas se uso left para a região do main menu e search para o módulo search, isso facilita as coisas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pensamento do Dia

É preciso subir a montanha como velho para chegar lá acima como jovem. (Provérbio chinês)
Fonte