A importância de vírgula

A VÍRGULA FATAL
A czarina russa Maria Fyodorovna certa vez salvou a vida de um homem, apenas mudando a vírgula de sua sentença de lugar. Muito inteligente, ela que não concordava com a decisão de seu marido, Alexandre II, usou o artificio a seguir.
O Czar enviou o prisioneiro para a prisão e morte no calabouço da Sibéria.
No fim da ordem de prisão vinha escrito: “Perdão impossível, enviar para sibéria”
Maria ordenou que redigissem nova ordem, e fingindo ler o documento original, mudou uma vírgula,  transformando a ordem em: “Perdão, impossível enviar para Sibéria” e o prisioneiro foi libertado.

A VÍRGULA DE UM MILHÃO DE DÓLARES
Pode parecer incrível, mas uma única vírgula causou uma confusão e prejuízo terrível para o governo dos EUA. A história é a seguinte: Na lei de tarifa alfandegária aprovada pelo congresso em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos incluía: “plantas frutíferas, tropicais e semi-tropicais”.
Na hora de escrever o documento, um funcionário público distraído acrescentou sem perceber uma nova vírgula, deixando o texto assim: “plantas, frutíferas, tropicais e semi-tropicais”
Isso fez com que todos os importadores de plantas americanos pleiteassem o direito de importação livre de impostos. Isso causou uma fortuna em impostos aos cofres dos EUA, e a lei só foi reescrita em 9 de maio de 1894. O desastrado funcionário público, ao que parece, não foi demitido.

A VÍRGULA DA DIETA DOS PANDAS
O fascínio popular com erros de gramática valeu a Lynne Truss vários milhões de libras, quando seu livro sobre pontuação, “Eats, Shoots and Leaves” – Uma frase encontrada num comentário sobre a dieta dos pandas – chegou ao topo da lista de best sellers n Reino Unido e nos Estados Unidos nos anos de 2003 a 2004. (nosso leitor Igor esclarece: .”Eats, Shoots and Leaves” com a virgula, significa “Come, Atira e Vai Embora”. No documentario sobre Pandas, eles provavelmente queriam dizer sem a virgula (Eats Shoots and Leaves). O que significaria “Come Brotos e Folhas”.)

A VÍRGULA DA BLASFÊMIA
A vírgula já causou embaraço também para os religiosos. Em várias edições da Bíblia do rei James, Lucas 23:32 é alterado inteiramente pela maldita vírgula. Não por ela, mas sim pela falta dela. Na passagem que descreve os outros homens crucificado com Cristo, as edições erradas dizem: “E havia mais dois outros malfeitores.” A falta da vírgula colocou Cristo como malfeitor na própria Bíblia. O correto seria “E havia mais dois outros, malfeitores.”
É isso. Cuidado com ela. Ou com a falta dela.

Ps: Antes que alguém queira usar os comentários para me dar aula de gramática, dava pra explicar com mais detalhes, eu sei.  Mas o texto ficaria sem graça.
http://www.mundogump.com.br/as-mais-incriveis-confusoes-causadas-pela-virgula/

Novo Testamento

Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
(Lc, 9:25)

Velho Testamento

E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
(Gn, 5:25)

Pensamento do Dia

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe. (Epíteto)
© 2015 Ribamar FS. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper